Quantcast
Channel: sociedadedosanimais.com.br/pesquise-e-conheça-um-pouco-sobre-os-animais
Viewing all 370 articles
Browse latest View live

Raposa-Voadora: conheça o maior morcego do mundo.

$
0
0
Graças a sua cara, que alguns acham parecida com a de um cachorro e outros com a face de uma raposa, este morcego ganhou esse nome.
Como a grande maioria dos morcegos, o Raposa-Voadora não se alimenta de sangue e sim de frutas e néctar de flores.
São mamíferos que habitam florestas tropicas da Ásia, Oceania e África. Medem cerca de 2 metros da ponta de uma asa até a ponta da outra. Além de serem os maiores morcegos do planeta é o maior mamífero que voa.
Existem cerca de 60 espécies deste morcego, entre as mais de mil entre todos os morcegos. A maior característica do Raposa-Voadora é poder percorrer grandes distâncias em voo. Por isso é o maior responsável por espalhar sementes por longas áreas e também, assim como pássaros e abelhas, ajudar na polinização de flores.
A devastação das florestas tropicais está acabando com o habitat natural deste morcego, levando-os a procurarem comida em grandes centros, invadindo pomares e sendo abatidos por tiros, envenenamento e até eletrocutados. Em alguns lugares, como na Austrália, aborígenes comem o Raposa-Voadora acreditando que a sua carne possa curar a asma. Em uma ilha no Pacífico, Ilha de Guam, o animal foi extinto ao serem comidos pelos nativos.
Na Natureza os seus maiores predadores são cobras, águias e corujas.
O Raposa-Voadora vive em árvores altas, protegidas do sol e sempre perto de muita água fresca. Nestes locais chegam a formar colônias que podem durar séculos.
Ali a hierarquia é rígida: cada um vai ter seu espaço nos galhos e os chefes ficam nos galhos mais altos. Se reconhecem pelo cheiro.
No período reprodutivo o barulho na árvore é enorme: machos brigam e procuram por uma fêmea.
O período da noite é o de maior atividade deste gigante. Movimentando-se por meio do som, do olfato e pela visão, saem em busca de alimento.
Infelizmente o número de Raposas-Voadoras está diminuindo e muito. Hoje este animal se encontra ameaçado de extinção. Alguns cientistas usam técnicas para estudar e conhecer melhor o Raposa-Voadora e assim conseguir preservar a espécie. Mas o medo que muita gente sente por morcegos dificulta ainda mais esta  tarefa.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-raposa-voadora.
























no link abaixo assista aos raposas-voadoras voando na indonésia.




no link abaixo assista ao raposa-voadora que invadiu um quintal.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.

Beagle: conheça mais deste simpático Snoopy.

$
0
0
O Beagle é uma raça de cães pequenos e cuja a origem também gera incertezas. Sabe-se que no século XI sua criação foi incentivada na Inglaterra, sendo que depois foram levados para os Estados Unidos, onde tiveram grande sucesso. Hoje os americanos são tidos como os maiores criadores de Beagles do mundo.
O Beagle americano mede cerca de 38 centímetros e o inglês chega perto dos 40 centímetros. São animais pequenos e ágeis, sendo muito utilizados em caçadas. Seu pelo é liso, variando entre branco, negro, vermelho e marrom.
O temperamento do Beagle é alegre e brincalhão. Apesar de serem boas companhias para crianças, sua grande atividade pode machucar crianças pequenas.
Fisicamente, apesar de pesarem no máximo 15 kg, são musculosos, velozes e de ótimo olfato. Estão sempre em alerta e não latem sem necessidade. Não estranham pessoas desconhecidas e nem outros animais. Seu dono precisa ser firme, saber se impor e ser terno ao mesmo tempo. Não são animais ciumentos e dividem seu carinho entre todos.
Em vários aeroportos espalhados pelo mundo, é comum ver o Beagle trabalhando no farejamento de bagagens de passageiros, detectando drogas. Como são animais muito dóceis, são também utilizados em terapias de pessoas.
O Beagle mais famoso é o Snoopy, personagem da turma do Charlie Brown que adora dormir sobre sua casa, conversa mentalmente com pássaros e jogando baseball.

imagens-ilustrativas-referentes-ao-cão-beagle.




























no link abaixo assista a um beagle de 3 meses sendo ensinado.





no link abaixo assista a chamada do filme Snoopy e sua turma.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.

Morcego-Hematófago: conheça um pouco sobre este vampiro.

$
0
0
Na semana passada falamos sobre o maior morcego do mundo, o Raposa-Voadora, que embora seja enorme, só se alimenta de néctar e frutas. Nossa leitora Ednéia de Assis, que não nos disse onde mora, nos pergunta sobre Morcegos-Vampiros e se esses podem atacar humanos.
Ednéia, o morcego é um animal mamífero que possue uma dieta muito variada. Cerca de 70% deles se alimentam de insetos e quase que todo o restante se alimenta de frutas. Apenas 3 espécies se alimentam  somente de sangue: são chamados de morcegos hematófagos e popularmente de vampiros.
Essas 3 espécies só são encontradas na América Latina. Os morcegos-vampiros possuem dentes incisivos grandes e afiados, que usam para cortar superficialmente suas presas e depois lamber o sangue. São animais pequenos, pesando algo em torno de 30 gramas e que atacam de maneira sutil, aproveitando o descanso de suas presas, que dificilmente irão acordar. Muita gente acha que eles anestesiam sua vítimas para atacar, mais isso não é verdade: eles agem de noite, sobre animais em descanso, inclusive o homem, pousando silenciosamente sobre estes, usam seu sentido aguçado para descobrir vasos sanguíneos superficiais, fazem um pequeno corte ali e lambem o sangue. Para não coagular o sangue, os vampiros possuem na saliva um forte anticoagulante.
Existe também o perigo da transmissão da raiva, mas isso só ocorrerá  em locais onde a doença exista e o morcego entre em contato com ela. Sozinho o morcego-vampiro não possui a raiva, apenas pode se tornar o transmissor dela. Existem alguns sintomas que mostram quando um morcego-vampiro esta contaminado pela raiva, como procurar se alimentar de dia ( o certo é sempre de noite ), tremor , muita agressividade entre outros, mas uma pessoa leiga e com fobia aos morcegos vai procurar evitar qualquer contato físico.
Os vampiros pertencem a família Desmodontinae e são os únicos aptos a transmitirem a raiva por se alimentarem de sangue de animais infectados, porém este podem atacar outros morcegos que não se alimentam de sangue e contaminá-los.
Se um morcego for encontrado em sua casa e você não tiver coragem de capturá-lo, procure entrar em contato com centros de zoonoses de sua cidade, isso também se aplica se ele já estiver morto.
Assim como é feito com o veneno das cobras, a substância anticoagulante presente na saliva do vampiro esta sendo estudada para elaboração de remédios para a circulação.
Em alguns países o morcego é sagrado, em outros são protegidos por leis e claro, na Ásia, alguns países os apreciam na culinária. No Brasil estão protegidos por lei.
Só mais uma coisa Ednéia: a história do Drácula que se transforma em morcego é mais uma ficção humana.


imagens-ilustrativas-relacionadas-aos-morcegos-vampiros.






















no link abaixo assista ao Richard Rasmussem mostrando como o morcego ataca um humano.






texto escrito pelo autor do blog depois de pesquisa na net.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Lagarto Jesus: conheça este cara que consegue correr sobre as águas.

$
0
0
O Lagarto Basilisco é encontrado perto de rios e lagos de selvas da América do Sul e Central. Podem viver no solo e no alto de árvores.Normalmente possuem entre 20 e 80 centímetros de comprimento, mas das 4 espécies conhecidas existem alguns que podem chegar aos 2 metros. Seus pesos variam entre 200 até 600 gramas.
O que fez esse lagarto ser conhecido é a sua habilidade de fuga de seus predadores: correr sobre as águas sem afundar.
Quando se sente em perigo, este lagarto procura pela água para empreender fuga, correndo sobre esta, com uma velocidade de 5 metros por segundo.Nas patas, o lagarto possuí uma fileira de escamas ao redor de cada dedo.Quando sua pata toca a água, cria bolhas de ar, mantendo sua estabilidade. Quanto menor o lagarto, mais distante ele consegue correr. Se parar de correr ele vai afundar. Seu apelido vem desta habilidade de ¨andar sobre as águas ¨.
O Lagarto Jesus se alimenta de flores, ovos, pequenos insetos e peixes. No cativeiro chegam a viver por até 8 anos, mas na natureza nem tanto, devido a grande quantidade de predadores que possuí, entre esses, aves de rapina, cobras e carnívoros. Além de bom na corrida, esses lagartos também se enterram na areia.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-lagarto-jesus.


















no link abaixo assista a fuga do lagarto jesus de um predador.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.








Poraquê: conheça o habitat, características e curiosidade deste peixe que pode matar com uma descarga elétrica.

$
0
0
Existem no planeta alguns peixes que produzem descargas elétricas no seu corpo. Os mais conhecidos são uma espécie de arraia, encontrada nos mares tropicais, no Rio Nilo uma espécie de bagre-elétrico e o Poraquê, peixe que pode medir 3 metros de comprimento e pesar até 30 kgs.
O Poraquê habita rios da Bacia Amazônica, Rondônia e Mato Grosso, mas também é encontrado em quase toda a América do Sul. Seu nome vem da língua tupi e significa o que entorpece ou o que faz dormir.
O Poraquê apresenta uma coloração escura e com manchas amarelas, vermelhas ou brancas.Seu corpo é longo e ele necessita subir a superfície para respirar.
Para se defender e capturar presas ele utiliza uma forte descarga elétrica, que pode chegar a até 1.500 volts, suficiente para matar um cavalo. A tensão da descarga vai depender da ameaça ou tamanho de uma possível presa.
Essas descargas elétricas são produzidas por células musculares encontradas na cauda do peixe. Essas células são denominadas mioeletroplacas e variam conforme o tamanho do peixe. Essas células funcionam quando o Poraquê se excita na captura de uma presa ou em defesa própria. A maior parte desta energia fica no ambiente onde ele se encontra e não o afeta por ele possuir isolamento para se proteger da própria descarga. O maior perigo é quando ele toca a vítima ao mesmo tempo com a parte da frente do corpo e com a parte do rabo. Aí, a vítima receberá uma descarga elétrica enorme que pode matar. O choque faz com que a vítima perca o controle de seus movimentos, danifica os órgãos internos e para o coração.
Dizem ser um peixe gostoso para se comer.


imagens-ilustrativas-referentes-ao-peixe-poraquê.




















no link abaixo assista a mais explicações sobre o poraquê.




no link abaixo assista ao que acontece com um jacaré que ataca o poraquê.







texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.


Jupará: tenha mais informações sobre habitat, comportamento, características, alimentação e reprodução deste primo dos Quatis.

$
0
0
O Jupará é um mamífero encontrado em uma extensa região que vai do México até o Nordeste brasileiro e, principalmente na Amazônia. Vivem na copa de árvores com mais de 20 metros de altura, em florestas e matas, incluindo o cerrado. São animais de hábitos noturnos, primos dos Quatis, mas que difere destes por ter uma cauda que utiliza na ajuda de sua locomoção. Possuem cerca de 60 centímetros de comprimento, coloração marrom-avermelhada ou amarelada, peso de até 3 kg, língua fina e longa. Os machos são maiores que as fêmeas, dormem sobre as árvores durante o dia e a noite pulam de árvore para árvore em busca de alimentos.
Demarcam seus territórios e não saem deles. Alimentam-se de frutas, mel, insetos, larvas, folhas, vegetais, ovos e até carne.
Com 1 ano e meio um macho já esta pronto para se reproduzir e a fêmea com 2 anos. Nascem por vez entre 2 e 4 filhotes, geralmente nos meses de Janeiro, Fevereiro, Agosto e Setembro e o período de gestação durá até 120 dias.
No cativeiro chegam a viver por até 30 anos e não se encontra ameaçado de extinção, embora seja caçado para alimentação e uso de sua pele.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-jupará.




















texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

Sapo-de-Vidro: conheça este sapo de corpo transparente.

$
0
0
O Sapo-de-Vidro é um anfíbio diferente de todos os outros. Um animal que habita elevações superiores aos 800 metros de altitude de florestas tropicais da América Central, Amazônia e na Mata Atlântica. São conhecidas 11 espécies deste animal e sua maior característica é apresentar o região do ventre totalmente transparente, podendo ser observado seus órgãos internos.
Medem cerca de 5 cm e se alimentam de insetos, larvas e até mesmo de seus filhotes, na falta de comida. Nas regiões descritas, são encontrados em árvores ao longo de rios e córregos. Quando se acasalam, a fêmea faz a postura de seus ovos em folhas de árvores que ficam com os galhos sobre a água para facilitar a entrada dos girinos nos rios.
O canto do Sapo-de-Vidro é metálico e rápido. Devido aos lugares onde habita, esses sapos são ainda pouco estudados, mas já se sabe que a maior ameaça para a espécie advém da poluição e destruição do seu habitat.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-sapo-de-vidro.

























no link abaixo veja alguns sapos-de-vidro.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Jequitiranabóia: conheça este inseto cercado de mitos e lendas.

$
0
0
O Jequitiranabóia ou cobra-voadora é um inseto quase inofensivo e que apresenta características que lhe deram inúmeras crendices e lendas. Esses insetos são parentes das cigarras e vaga-lumes.
Habitam muitos países da América do Sul, quase todo o Brasil, Venezuela, Peru e Colômbia. Nestes países vivem nas florestas tropicais e seus hábitos são noturnos. Nas grandes cidades são atraídos pela grande luminosidade.
Medem cerca de 10 cm de comprimento, sua cabeça parece muito com a casca de amendoins, lembrando a cabeça de uma cobra. Suas asas são amareladas, cheias de pontos escuros, pequenos e grandes que lembram os olhos de uma coruja. Quando pousadas andam de lado e para trás.
Existem espécies em regiões do mundo como Japão, Hawaí, Malásia e Bornéu,  em que esses insetos são considerados como uma praga agrícola que causa grande dano nas plantações.
Sua reprodução é igual a das primas cigarras: colocam seus ovos nos galhos de árvores, as larvas nascem e vivem sob a terra sugando a seiva de raízes, sobem para as vegetações para completarem sua forma larvária, forma a crisálida e depois vivem a fase adulta do inseto.
Seus maiores predadores são aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Em muitos lugares o Jequitiranabóia é temido, pois acham que se ele pousar sobre uma pessoa ou um galho, este secará até a morte. Em outros lugares dizem que se uma pessoa for ferroada, ela deve ter relações sexuais em menos de 24 horas para não morrer...
Lendas e crenças à parte, se um inseto se alimenta de plantas venenosas ou que produzam alguma substância tóxica ou mesmo suga uma planta infectada por alguma bactéria, picando alguma coisa, claro que pode passar algo para quem for picado. Dependendo da substância tóxica passada e do tratamento adequado ou não, essa pessoa pode passar mal e até morrer. Uma planta debilitada que tiver sua seiva sugada por inúmeras Jequitiranabóias, perderá força e definhará. Não existe nenhum caso confirmado de óbito de humanos decorrente da picada deste inseto.
Quanto ao apetite sexual, cada um tire suas conclusões...
Este inseto é tão perigoso como uma cigarra ou um vaga-lume.

imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-inseto-jequitiranabóia.














no link abaixo veja uma cobra-voadora.

texto pesquisado e escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.

DIA DO VETERINÁRIO.

$
0
0
Esse Blog saúda todos os profissionais desta valorosa carreira, verdadeiros guardiões dos nossos amiguinhos. Parabéns pelo seu dia.







Urutau: conheça mais um pouco desta ave ¨fantasma¨.

$
0
0
O Urutau é uma ave de rapina tida como ave-fantasma para muitos e mais um animal cercado de crendices populares. São aves que chegam a medir 40 cm de comprimento e peso de até 200 gramas, sendo os machos maiores e mais pesados que as fêmeas. 
Habitam o entorno de florestas, campos e cerrados da Costa Rica até a Argentina. No Brasil são conhecidas 5 espécies desta ave. São animais antigos e raros, sendo que um fóssil de seu ancestral datado do período Pleistoceno, foi encontrado em Minas Gerais.
Seus hábitos são noturnos e durante o dia faz jus ao seu apelido de ave-fantasma: permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho e até mesmo sobre uma cerca, usando sua plumagem para confundir possíveis predadores. É muito difícil de se saber onde ele se esconde. Sua cabeça é chata, olhos grandes, cor parda com riscas em tons marrons, uma plumagem que junto de sua imobilidade protege-o de olhos indesejados e ao mesmo tempo ajuda-o na caça de suas presas.
De noite emite um canto que parece um lamento humano. Lendas se criaram em torno de seu canto, sendo que uns acham que seu canto é o de uma mulher que perdera seu amor e outros dizem que se trata de um aviso da morte de alguém.
Sua alimentação basicamente é feita de insetos, morcegos, lagartos e outros pequenos pássaros.
Apesar de possuir grandes olhos, o Urutau não é um parente das corujas e só se reproduz nos meses mais quentes, colocando apenas 1 ovo por vez que é chocado pelo macho. Não há a construção de um ninho para isso: usam buracos sobre os galhos e o filhote fica sob a proteção da mãe que usa sua camuflagem para escondê-lo.


imagens-ilustrativas-relacionadas-a-ave-urutau.





















no link abaixo assista a uma fêmea protegendo seu filhote.



no link abaixo assista a camuflagem e o canto do urutau.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.

Candiru: saia de perto deste peixe-vampiro!

$
0
0
Mesmo sendo um peixinho, ele é considerado um parasita e sua reputação é tanta que é mais temido do que as piranhas. O Candiru é um peixe de água doce originário do Rio Amazonas e seus afluentes. São peixes que chegam a medir 18 centímetros de comprimento e forma de uma minúscula enguia. Ele também é conhecido como peixe-vampiro por se alojar nas guelras de peixes maiores e lá se alimenta de sangue. Embora possa prejudicar a saúde do hospedeiro, o Candiru não chaga a matá-lo. O temor para com ele vem da atração que ele sente pelo cheiro da urina humana. Pessoas nativas da região ou até mesmo turistas gostam de se banhar nos rios habitados pelo Candiru e como humanos tem o ¨ bom hábito ¨de urinar na água, acaba atraindo o peixe-vampiro que pode penetrar em sua uretra, no ânus ou na vagina. Depois de instalado ele abre a parte posterior do seu corpo e não vai sair de lá facilmente. Ali, alimentando-se do sangue e tecidos do hospedeiro ele só pode ser retirado com um procedimento cirúrgico.
Esse é o procedimento correto, mas nativos da região dizem que se o hospedeiro conseguir relaxar, o Candiru se fecha e saí sozinho (?).
Outras pessoas afirmam que o uso de duas plantas locais pode matar e dissolver o peixe (?).
O certo é que a infecção causada pelo Candiru causa choque e pode matar a vítima. Um corpo chegou a ser encontrado em um rio, com vários Candirus alojados no seu interior se alimentando de suas vísceras.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-peixe-candiru.

















no link abaixo assista a um vídeo sobre o candiru.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Casuar: conheça o habitat, características, comportamento, alimentação e reprodução desta ave exótica.

$
0
0
O Casuar é uma ave um tanto exótica originária de alguns locais da Austrália e ilhas próximas. São aves que possuem penas negras por quase todo o corpo, sendo que o pescoço e a cabeça são azuis. Possuem garras poderosas com até 15 cm de comprimento e um bico afiado, ideal para destroçar suas presas. Sua aparência exótica chega a lembrar a aparência de aves pré-históricas. Sua maior característica é uma protuberância óssea na testa, usada para abrir caminho nas matas fechadas.
São aves solitárias e difíceis de serem vistas em bandos. Durante o dia se escondem dentro das matas e só saem de noite. Saltam a até 1 metro de altura e são bons nadadores e não voam. Seu gênio é péssimo e atacam seu inimigo por qualquer coisa, inclusive humanos. Medem até 1,70 metros de altura e peso de até 58 kg, sendo que fêmeas são mais pesadas e compridas. Enxergam muito bem e escutam pessimamente. Pernas fortes, três dedos e muita força para correr. É um terrível inimigo para se lutar e sua patada pode amputar um membro. São aves que podem matar um humano com facilidade.
Se reproduzem na estação seca, sendo que os machos marcam seu território de cerca de 5 km/quadrados e onde outro macho não pode nem chegar perto. Ele constrói o ninho e choca os ovos colocados pela fêmea, entre 3 e 6, por cerca de 50 dias. Além desse fato raro entre animais, o macho também acompanha e ensina as crias até estes se tornarem independentes. Praticamente a fêmea de Casuar só faz a postura dos ovos: o resto é feito pelo macho. Elas irão acasalar com outros machos nesta mesma época, realizando duas ou três posturas neste tempo.
O tempo de vida estimado de um Casuar gira em torno de 20 anos. Habita florestas úmidas e savanas arborizadas. Se alimentam de frutas, fungos e pequenos animais e insetos. Seu maior predador é o homem e é uma espécie vulnerável

imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-casuar.






















no link abaixo conheça mais sobre o casuar.



no link abaixo assista a um ataque do casuar.




texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.


Vote no Top Blog!

$
0
0
Amigos e colaboradores do Blog., este Blog foi convidado a participar da premiação do TOP BLOG 2015, uma maneira de incentivar Blogs em diversas categorias de entretenimento. Quem vota e escolhe os melhores, são VOCÊS e a premiação é somente o reconhecimento. Os vencedores não ganham carros zero km, nem viagens paradisíacas, nada disso. Apenas o reconhecimento de algo feito em utilidade pública.
Quem quiser votar, basta clicar no sela à direita- TOP BLOG.

Obrigado.

Buldogue Inglês: origem, características e comportamento deste cão já usado para matar Touros.

$
0
0
Este belo animal fez parte de mais uma sandice humana, uma história covarde e sangrenta : a história de um cão matador de touros.
Primeiramente é preciso saber que esse destemido animal descende de Mastins oriundos da Ásia e introduzidos na Europa por volta do século VI, antes de Cristo. Estes Mastins primeiramente foram usados em guerras e esportes romanos. O Buldogue mesmo só apareceria no século XIII, na Inglaterra, infelizmente usado em combates de arenas contra cães e touros, tudo estimulado por Lordes, que apostavam grandes somas e se divertiam com isso. Foi tão grande a aceitação por essa atrocidade que muitas arenas foram criadas em toda Grã-Bretanha e existem até hoje, embora este ¨ esporte ¨ tenha sido banido.
O Buldogue é um animal inteligente, doce e fiel à família. É até baixinho, mas largo. Seu peso varia entre 22 e 25 kg, sendo os machos mais pesados.
Apesar do passado de cão matador, culpa do homem, seu comportamento é meigo, amigo de crianças, mas precisam de cuidados com a saúde devido a facilidade que apresentam de desenvolver assaduras, dermatites e problemas de joelhos e ancas.
Voltando no tempo, os Buldogues eram treinados para lutarem em ringues de lutas organizadas por nobres e plebeus. Eram selecionados pela ferocidade e coragem e foram treinados para lutar e matar, mesmo quando muito feridos. O Touro com quem lutava, era amarrado pelos chifres com uma corda de 25 metros de comprimento a uma estaca fincada no centro da arena. Isso limitava seus movimentos e ele tinha de se defender tentando atingir o Buldogue na barriga. Cães inteligentes, eles desenvolveram a técnica de rastejar para não serem atingidos e atacavam livremente o touro amarrado até matarem.
Com o passar do tempo, buscaram aperfeiçoar mais e mais o físico e o temperamento do cão. Os mais destemidos e ferozes eram separados para reprodução. Essa besteira só terminou em 1835, quando esses combates foram proibidos. Será ?
Hoje existem diversas espécies de Buldogues, como o francês, o alemão, americano, entre outros.


imagens-ilustrativas-relacionados-ao-cão-buldogue.






















no link abaixo assista a mais explicações sobre o buldogue.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.



Vote no Top Blog.

$
0
0
Amigos e colaboradores do Blog., este Blog foi convidado a participar da premiação do TOP BLOG 2015, uma maneira de incentivar Blogs em diversas categorias de entretenimento. Quem vota e escolhe os melhores, são VOCÊS e a premiação é somente o reconhecimento. Os vencedores não ganham carros zero km, nem viagens paradisíacas, nada disso. Apenas o reconhecimento de algo feito em utilidade pública.
Quem quiser votar, basta clicar no sela à direita- TOP BLOG.

Obrigado.

Rã: conheça mais sobre este anfíbio que se mexe depois de morto.

$
0
0
Ontem de noite conversando com minha amiga Lucia de Fátima Félix, que me dizia já ter comido de quase tudo por motivos econômicos.Ela me afirmou não ter tido coragem de comer rã pois ela se mexia mesmo depois de estar morta e sem a pele. Resolvi pesquisar à respeito pois, quando criança, também havia assistido a mesma coisa e não entendia o motivo.
A Rã é um anfíbio que habita várias regiões do planeta, onde vive nas beiras de rios, riachos, lagos e diversos locais com água doce. No Brasil é amplamente encontrada. Os machos emitem um coaxar noturno para atrair fêmeas para acasalar e também para demarcar sua área.
São animais carnívoros e se alimentam de insetos, vermes e outros animais pequenos. Capturam suas presas usando uma língua comprida e grudenta. São anfíbios que possuem pulmão mas respiram pela pele e sua reprodução acontece quando uma fêmea deposita seus ovos na beira da água e o macho em seguida os cobrem com seu esperma, originando girinos que primeiramente se desenvolvem dentro da água e depois passam para a terra.
São animais que saltam para caçar e fugir de seus predadores, sendo que algumas espécies usam também a camuflagem para sobreviverem.
Existem diversas espécies de rãs, sendo que algumas são venenosas se tocadas e outras são comestíveis.
Não confunda rã, sapo e perereca que embora parecidas são de famílias diferentes.
Quanto a mexida de rãs mortas quando salpicadas com sal, isso não acontece somente com elas: peixes, cobras e outros animais também podem apresentar esse comportamento.
Mesmo morta e muitas vezes sem a cabeça, a pele e até mesmo sem as patinhas, esses animais ainda acumulam energia sob a forma de moléculas ATP, inclusive nós. Essas células ainda se mantem na ativa por mais algum tempo, antes de se esgotarem. O sal - NaCL- manda um sinal através do íon Na+, presente nele e que ativa e contraí células nervosas e aí ocorre a contração. Isso tudo é um processo químico e o ramo da Citologia explica muito bem.
Quando criança as pessoas que limpavam rãs enfiavam uma piaçava de vassoura por dentro do pescoço do animal que parava de se mexer imediatamente.
Mexidas à parte, a carne de rã  apresenta grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, baixo teor de gorduras e colesterol e muita vitamina. É recomendada para desnutridos, pessoas alérgicas, com problemas cardíacos e diabéticos.
Hoje as rãs são criadas em cativeiro para fins comerciais e na natureza são ameaçadas pela poluição e destruição dos locais onde vive. Cobras, depois do homem, é o seu maior predador.

imagens-ilustrativas-relacionadas-com-rãs.




























no link abaixo conheça um ranário.





no link abaixo assista rãs se mexendo.






texto pesquisado e escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.



Vote no Top Blog.

$
0
0
Amigos e colaboradores do Blog., este Blog foi convidado a participar da premiação do TOP BLOG 2015, uma maneira de incentivar Blogs em diversas categorias de entretenimento. Quem vota e escolhe os melhores, são VOCÊS e a premiação é somente o reconhecimento. Os vencedores não ganham carros zero km, nem viagens paradisíacas, nada disso. Apenas o reconhecimento de algo feito em utilidade pública.
Quem quiser votar, basta clicar no sela à direita- TOP BLOG.

Obrigado.

Dragão-Azul: conheça este pequeno e fofo molusco.

$
0
0
O Dragão-Azul é um pequeno molusco de aspecto fofo. Ocorrem em diversos locais com águas temperadas e tropicais da Europa, África e Austrália. Esses pequenos medem cerca de 4 centímetros de comprimento, coloração azul e pés listrados em azul e negro. Nestas águas habitam locais onde não precisam do fundo, pois ficam flutuando nas correntes  por possuírem um saco de gás na região do estômago e quando há a ocorrência de ventos fortes são levados pelas marés. Não é conhecido o aparecimento do Dragão-Azul em águas brasileiras.
Apesar do aspecto de um bichinho de pelúcia é necessário tomar cuidado com ele: como se alimentam de espécies venenosas de caravela ( água-viva ), o Dragão-Azul acumula toxinas destas e vai usá-las para se defender. O acumulo de grande quantidade de toxinas vai fazer dele um animal ainda mais perigoso do que as próprias caravelas.
São moluscos hermafroditas, que possuem ao mesmo tempo os dois sexos.
São abundantes nos mares onde vive e flutuam aos milhares, numa espécie de ¨onda azul ¨ sobre o azul do mar.


imagens-ilustrativas-relacionadas-com-o-dragão-azul.

















assista no link abaixo a uma apresentação do dragão-azul






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Peixe-de-Batom-Vermelho: conheça o habitat, alimentação, características e reprodução deste peixe de lábios pintados.

$
0
0
O Peixe-de-Batom-Vermelho é conhecido pelos seus lábios vermelhos e sua maior característica não é o seu ¨beiço vermelho ¨ e sim o fato de mesmo sendo um peixe, eles não nadarem. Usam  suas nadadeiras peitorais para andar no fundo do oceano onde vive. Sabe-se que seus ¨lábios vermelhos¨ é usado apenas para atrair presas.
Esses animais são parentes do Peixe-de-Batom-Rosa encontrado apenas nas proximidades de uma ilha da Costa Rica. O batom-Vermelho habita o Oceano Pacífico, perto das Ilhas Galápagos e  no sul do Peru. Ficam em profundidades de cerca de 30 metros e raramente são vistos. Caminham pelo chão e se afundam na areia. Quando maduro, sua barbatana vira uma projeção espinhal que ele usa para se locomover.
Se alimentam de pequenos peixes e crustáceos. Seu corpo varia de coloração entre castanho e cinza e uma barriga branca. Possuí ainda um chifre e seus lábios são brilhantes e avermelhados. O maior espécime já encontrado possuía cerca de 40 centímetros de comprimento. Apesar da aparência o Peixe-de-Batom-Vermelho é inofensivo ao homem.
Por ser tão raro de se observado, acha-se que a reprodução do Batom-Vermelho é feita através da postura de ovos.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-peixe-de-batom-vermelho.






















no link abaixo assista ao batom-vermelho em seu habitat.









texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Raposa: habitat, características, comportamento, alimentação e reprodução deste belo carnívoro.

$
0
0
A Raposa é o carnívoro selvagem encontrado nos mais diversos locais espalhados pelo mundo. Existem mais de 30 espécies da considerada ¨ Raposa verdadeira ¨, sendo que a Raposa Vermelha é a mais comum. Vivem em quase toda a Europa, Oriente Médio, Ásia, alguns lugares da África, Austrália e América do Norte. Nestes locais habitam geralmente tocas e evitam desertos e grandes florestas.
A chamada ¨Raposa Falsa ¨, habita países sul-americanos e assim são consideradas por se parecerem com às ¨ verdadeiras ¨ mas se diferenciarem destas biologicamente.
Raposas são animais esguios, de orelhas pontiagudas, cauda vistosa de cerca de 50 centímetros de comprimento, pelos castanho-avermelhado, patas com garras não retráteis, peso entre 5 e 10 kg e comprimento entre 60 e 90 centímetros. Os machos são fisicamente maiores do que as fêmeas.
Um animal selvagem chega a viver até 10 anos, raro, pois a maioria não passa de 3 ou 4 anos, devido à caça, doenças e atropelamentos. Raposas não são parentes de cães. É um astuto caçador de hábitos crepusculares e se alimentam de coelhos, lebres, aves, peixes, insetos, outros pequenos mamíferos e de frutos.
Em períodos de pouca caça se aproximam de assentamentos humanos em busca de restos de comida. Uma raposa adulta chega a comer meio quilo de comida por dia e o que não conseguem comer imediatamente, guardam para depois. Chegam a ter mais de 20 esconderijos de comida e se lembram de todos. Nas zonas rurais atacam galinheiros em busca de galos e galinhas e chegam a matar todas, o que lhes torna muito indesejados pelos produtores.
Vivem em grupos, sendo que existe apenas um macho neste. Se acasalam entre Janeiro e Fevereiro e na Primavera ocorre o nascimento de 4 ou 5 crias. Macho e fêmea cuidam das crias até que no Inverno estas deixam os pais para criarem seu próprio território.
Algumas da espécies de Raposas são a Vermelha, Feneco, Raposa do Ártico, Raposa das Estepes, Raposa do Campo, etc.
Este animal é caçado em alguns lugares por esporte e por sua pele.Uns criaram leis contra essa barbárie, mas em outros países ainda são vendidos como animais de estimação.


imagens-ilustrativas-relacionadas-à-raposas.






































no link abaixo assista a uma caçada da raposa do deserto.



no link abaixo assista a caçada da raposa vermelha.



no link abaixo assista a raposa do ártico.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.



Viewing all 370 articles
Browse latest View live




Latest Images